Na inspiração o ar com O2 entra pelas fossas nasais, onde é aquecido, filtrado e humidificado, passa pela faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares. Os músculos intercostais contraem-se as costelas sobem e vêem para fora, aumentando a cavidade torácica, o diafragma contrai e desce, os pulmões expandem-se e o ar entra para os pulmões carregado de oxigénio.
Dá-se a hematose pulmonar que é a troca de gase entre os alvéolos pulmonares e os capilares. O oxigénio inspirado(alvéolos) passa para o sangue nos capilares, e o dióxido de carbono passa do sangue (capilares) para o interior dos alvéolos através de um fenómeno denominado difusão (Os gases passam de zonas de maior concentração para zonas de menor concentração) .
Na expiração o ar carregado de CO2 dos alvéolos pulmonares sai para o exterior pelos bronquíolos, brônquios, traqueia, laringe, faringe, fossas nasais ou pela boca. Os músculos intercostais relaxam e as costelas descem e deslocam-se para dentro, o diafragma relaxa e sobe, os pulmões contraem e o ar sai dos pulmões carregado de dióxido de carbono.
domingo, 31 de maio de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário