quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Nutrientes: As vitaminas

Constituição:
As vitaminas são moléculas organicas constituidas por:
-Hidrogénio(H)
-Oxigénio(O)
-Carbono(C)
São classificadas por letras: A;B;C;D;E;K.
Podem ser hidrossolúveis se se dissolvem em água (B;B3;C) ou podem ser lipossolúveis se se dissolvem em lípidos (A;D;E;K).
Podem também ser termoestáveis, se forem estáveis á veriação da temperatura (B2;D;E) ou podem ser termolábeis, se são sensiveis á temperatura (A;B;C).

Função principal: Reguladora, asseguram o bom funcionamento do organismo.

Tipos de vitaminas e a sua importância:
Vitamina A (leite; leite de soja;queijo; ovos...): Ajuda na defesa contra as infecções, é fundamental para o bom desenvolvimento da pele, unhas, cabelo, osso e dentes, bem como para protejer os olhos e orgão respiratórios. Esta vitamina é destruida pela luz intensa.
Vitamina B (fermento; feijão; fruta; sementes de girassol): Esta vitamina é conhecida por ter vários elementos distintos (B1:Tiamina; factor anti-beribéri; aneurina; factor anti-neurítico; B2:riboflavina; B3 ou PP:Prevenção da pelagra; B6:piridoxina ; B12:cobalamina) que, vão agindo em conjunto e controlam a utilização de glúcidos, lípidos e prótidos. É essencial para o bom desenvolvimento do sistema nervoso e para a manutenção da vitalidade. São soluveis em água e são destruidas pelo cozimento.
Vitamina C (frutas cítricas; abacaxi; repolho; salsa): Resistência contra infecções, dá uma ajuda na cicatrização de feridas e na cura das doenças, esta vitamina deve ser tomada diariamente, é solúvel em água e é destruida pela exposição ao ar, luz e calor.
Vitamina D (ovos; margarina vegetal; sementes de girassol): Ajuda a absorver os sais minerais e é nessecário para o desenvolvimento ósseo.
Vitamina E (óleos vegetais; peixe; ovos; cereais): Nessecária para o crescimento e desenvolvimento normais, é benéfica para os tecidos musculares e para o sistema nervoso.
Vitamina K (folhas verdes; couve-flor): Coagulação normal do sangue.

Doenças:
Excesso: A vitaminas hidrossolúveis nunca estão em excesso, porque são soluveis em água, o que significa que saem com o suor ou urina; mas com as lipossolúveis algum excesso pode provocar algumas perturbações (hipervitaminose)
Carência: Causa a avitaminose, aqui apresento as várias doenças:
A: Xeroftalmia e atrasos no crescimento;
B1: Beribéri, paralisia muscular;
B2: Inflamação nos cantos da boca;
B3 ou PP: Pelagra, pele vermelha, perturbações nervosas;
B6: Fadiga; lesões, cutânea; vómitos e vertigens;
B12: Anemia;
C: Escorbuto;
D: Raquitismo, deformações ósseas;
E: Esterilidade, Anemia;
K: Hemorrogias.




Sem comentários: