Grande circulação
A grande circulação é o percurso do sangue desde a saída do sangue pela aorta até á sua entrada no coração pelas veias cavas. A sua função é levar todas as células de oxigénio e nutrientes os capilares e receber dela o dióxido de carbono e residuos tóxicos.
O ventrículo esquerdo contrai e o sangue arterial sai pela aorta. A válvula sigmoide aorta impede o retorno do sangue. O sangue é levado para as artérias, das artérias para as arteríolas, e dai para osa capilares, onde liberta o oxigénio e nutrientes para os capilares e recebe o dióxido de carbono e produtos tóxicos, passando a designar-se sangue venoso. Os capilares venosos unem-se e dão origen a vénulas, que por sua vez vão dar ás veias e das veias o sangue vai para as veias cavas. A veia cava inferior transporta o sangue do tronco e membros inferiores, enquanto que a veia cava superior transporta o sangue da cabeça e membros superiores. O sangue venoso entra pela aurícula direita, esta contrai e o sangue vai para o ventrículo direito, que por sua vez o lanaç para artéria pulmonar.
Pequena circulação
A pequena circulação corresponde ao percurso desde que o sangue sai do ventrículo direito pela artéria pulmonar, até ao seu retorno á auricula esquerda pelas veias polmonares. Consiste em levar sangue venoso até aos pulmoes e receber oxigénio.
A artéria pulmonar divide-se em 2 ramos: uma vai para o pulmão direito e a outra para o pulmão esquerdo. Cada artéria ramifica-se originando uma rede de capilares que transpotam o sangue venoso e envolvem os alvólos pulmonares. Entre os alvéolos pulmonares e a red de capilares ocorrem as trocas gasosa (hematose pulmunar). O sangue arterial, agora rico em oxigénio volta para a aurícula esquerda pelas veias pulmonares.
domingo, 22 de março de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário