sábado, 21 de março de 2009

Fisiologia dos orgão do aparelho digestivo

Boca
Digestão fisica: Mastigação: a lingua leva os alimentos para os dentes e desgasta-os, enquanto que os dentes através dos movimentos dos maxilares rasga, cortam e trituram os alimentos.
Digestão quimica: Ensalivação: A saliva é constituida por água e amiláse salivar. A amiláse salivar torna o amido em maltose.
Após estes dois processo o alimento passa a bolo alimentar.

Deglutição: o bolo alimentar é empurrado pela lingua, para a faringe. O véu do Paladar levanta e tapa a comunicação com o nariz. O bolo alimentar desce e a epiglote fecha a comunicação com os sistema respiratório.

Esófago
Digestão física: o bolo alimentar desce pelo esófago através dos movimentos peristalticos das paredes do mesmo.

Estômago
Digestão fisica: os musculos da parede do estomago contraem fazendo uma onda peristaltica a cada 20 segundos, facilitando o contacto do bolo alimentar com o suco gástrico.
Digestão quimica: é feita com o suco gástrico (enzimas+ácido cloridrico). O ácido é fundamental para destruir bactérias nocivas e constitui um Ph ideal para as enzimas. Enzimas estas que são: Pepsina: Proteínas passam a Polipeptideos; Lípase gástrica: Lípidos passam a ácidos gordos(3) mais o Glicerol.
O resultado da digestão fisica e quimica é o quimo.

Intestino Grosso
Digestão física: Movimentos peristálticos das paredes do intestino.
Digestão quimica: actuação das enzimas do suco pancreático e do suco intestinal, juntamente com a bilis (não contém enzimas), no quimo.
Bílis: actua nos lípidos juntamente com a lípase pancreática, dissolvendo as gorduras para facilitar a acção das enzimas.
Enzimas do suco pancreático: Amílase pancreática (amido-maltose); Tripsina(polipeptideos-dipeptideos); Lípase pancreática (lípidos-a.g+a.g+a.g+glicerol).
Enzimas do suco intestinal: Erepsina(dipeptideo+aminoácidos); Maltase(maltose-glicose+glicose); Lactase(lactose-glicose+galactose); Sacarase(glicose+levulose)

Sem comentários: