sexta-feira, 20 de março de 2009

A história da Batata

A história da Batata é constituida pelo caminho que a Batata passa desde que vai da boca até ao Ânus. Ora bem a Batata entra pela boca onde é afectada pela digestão física e quimica da boca:


A digestão física é o uso da lingua que empurra os alimentos para os dentes onde o alimento é rasgado, cortado e triturado. Ao mesmo tempo que isto acontece a saliva segregada pelas glândulas salivares que contém amiláse salivar e água. A amiláse salivar transorma o amido da batata em maltose. Após isto o bolo alimentar é empurrado pela lingua, para baixo, a faringe fecha a passagem para o sistema respiratorio, com a epiglote e o bolo alimentar passa para p esófago.


No esófago os movimentos peristálticos do orgão empurram o bolo alimentar para baixo. Quando está quase a chegar ao estomago o esfincter cárdio descontrai e o esfincter pilórico contrai, e o bolo alimentar vai para o estomago.

No estomago o bolo alimentar é afectado por ondas peristálticas e por ataques de enzimas e ácido clorídrico que eliminam bactérias nocivas. Após 3 horas o Quimo sai pelo esfincer pilórico, e vai para o duodeno onde irá encontrar a bílis, e o suco pancreático. O suco pancreático vai tornar o amido que ainda resta no quimo, em maltose. No Jejuno-Íleo o quimo irá encontrar-se com o suco intestinal que tornará a maltose em 2 moléculas de Glicose.

Após isto o Quilo irá ser empurrado através de movimentos das paredes do intestino delgado, e irá entrar para o intestino delgado, onde através do movimentos das paredes do mesmo irá ser levado até ao recto e depois para o ânus onde será expulso do organismo.



Fim

Sem comentários: